ACUPUNTURA

Partindo da premissa de que o universo se baseia na oposição entre duas forças antagônicas, é que existem as teorias da acupuntura. Nela, as duas forças devem estar com igual intensidade para que haja o equilíbrio. O ser vivo possui uma energia primordial, chamada QI (pronuncia-se TCHI). Esta energia tem dois aspectos: YIN e YANG. O YIN é o aspecto material e interno, já o YANG é a manifestação da matéria exteriormente. Para o leigo, isto parece confuso e sem sentido, porém o conceito YIN/YANG é de suma importância para o exercício da acupuntura. O bom funcionamento(saúde) do ser depende do bom equilíbrio entre estas duas forças que são antagônicas, porém sua oposição acaba por criar um equilíbrio dinâmico. Tanto o YIN como o YANG tem, cada um, sua função. Quando estão em mesmo nível energético, um controla o outro, porém quando um se sobressai em relação ao outro ocorre o desequilíbrio, ou seja, ocorre a doença. A desarmonia YIN / YANG pode ser causada diversos fatores: excesso de frio ou calor, alimentação inadequada, acidentes, poluição, raiva, preocupação, pensamento excessivo (obsessão), pesar, medo, tristeza, etc... Existe uma inter-relação entre os sentimentos e os órgãos do nosso corpo. Determinada emoção influencia um órgão, e este também mantém uma influência sobre a emoção relacionada a ele. A saber: PULMÃO=TRISTEZA, CORAÇÃO=ALEGRIA, FÍGADO=RAIVA, BAÇO=CONCENTRAÇÃO, RIM=MEDO.
desenhocorpo

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema abrangente de cuidados da saúde que teve sua evolução na China, nos últimos 3.000 anos. MTC possui sua própria teoria de análise e tratamento, e oferece uma gama de terapias únicas, dentre elas a acupuntura chinesa.
Esta medicina considera o corpo como um todo orgânico, que deve existir em harmonia com o universo e onde todas as diferentes partes são interligadas e interativas. Sua ênfase consiste na prevenção e promoção da saúde. O foco do tratamento está no paciente que sofre da doença, buscando a sua causa, no de focar somente na doença por ela mesma.

Acupuntura

A rede meridiano opera internamente e externamente e liga todas as partes do corpo como um todo orgânico, tornando assim possível que o corpo de estar num estado harmonioso. Através do sistema de meridianos tanto qi (energia vital), eo fluxo contínuo. Agulhas de acupuntura descartáveis, tão fino como o cabelo da cabeça, são inseridas em pontos específicos para estimular e ativar a força da vida. Como resultado, os efeitos do tratamento de acupuntura pode muitas vezes ser bastante surpreendente. A ciência ocidental continua a estudar o sistema de meridianos. Médicos tradicionais chineses entender que a acupuntura é segura e eficaz quando praticado sob a orientação das teorias honrada tempo da medicina chinesa.  Nenhuma roupa especial é necessário, simplesmente usar o que é confortável.